Como viajar pela Namíbia – Dica de Viagem

Como viajar pela Namíbia? Vale a pena contratar um tour com alguma agência? Ou será que alugar um carro é realmente uma boa idéia? E o transporte público? Será que funciona?

Foram estas as perguntas que mais nos desafiaram enquanto planejávamos nossa viagem pelo país. Depois de muito quebrar a cabeça e pesquisar a respeito, nós decidimos escrever esse post falando sobre as opções de transporte na Namíbia. Tem avião, carro alugado, trem e até caminhão! Vem ver que legal.

Deadvlei, uma das principais atrações da Namíbia

Como viajar pela Namíbia

A Namíbia possui um território enorme e é um dos países menos densamente povoados do mundo. São 2,5 milhões de habitantes em um território de 825,615 km², cuja maior parte corresponde a áreas desérticas.

Viajar pelo país é uma delícia e uma aventura ao mesmo tempo. Veja aqui algumas opções:

1 – Viajar pela Namíbia com um carro alugado

As maiores locadoras de veículos estão por aqui (Hertz, Avis, Europcar, etc.) e você poderá alugar desde veículos comuns até grandes caminhonetes equipadas com toda a parafernália necessária para acampar, desde tendas, fogareiro, até mini geladeiras.

A maior locadora desse tipo de veículo nesta região do continente africano é a Britz. E a locação custa em média USD 110,00 por dia. A principal vantagem é que você não precisa se preocupar com quase nada pois o veículo, além de ser 4×4, ainda conta com todos os acessórios que você poderá precisar, muitas vezes vem até com estepe extra – super útil!!!

Modelo de veículo 4×4 equipado com barraca e todos os paranauês necessários para acampar

2 – Viajar pela Namíbia de caminhão

A maioria das empresas que oferecem tours pela Namíbia são especializadas em viagens com os caminhões chamados de “overlands trucks”. São caminhões equipados com todo o material necessário para acampar, cozinhar e explorar tanto a Namíbia quanto países vizinhos, a depender do pacote contratado.

Os tours não costumam ser muito baratos, mas são boas opções para quem estiver viajando sozinho (porque vai acabar saindo mais barato que alugar um carro) ou mesmo para quem não estiver disposto a quebrar a cabeça com roteiros, direção e aluguel de veículo. Você pode escolher entre tours de apenas 1 dia ou até de 30 ou 60 dias. Dentre as operadoras mais famosas está a Nomad Africa Adventure Tours.

Um dos muitos overland trucks que vimos pelas estradas da Namíbia

3 – Viajar pela Namíbia de avião

Se seu orçamento for mais generoso, então você também terá a opção de voar pelo país em pequenos aviões em voos exclusivos. As principais empresas que oferecem os voos fretados, ou “flight safaris” como também são chamados, estão sediadas em Windhoek.

As principais empresas são: Skeleton Coast Safaris, West-Air, Scenic Air, entre outras. Os pacotes custam no mínimo USD 1.500,00 por pessoa.

4 – Viajar pela Namíbia com transporte público

Assim como em todo o continente africano, na Namíbia as minivans (que aqui são chamadas de táxis) dominam o transporte público. Sendo o principal meio de transporte para a população local.

Mas o problema para nós foi o fato de que as minivans não chegam até alguns pontos que tínhamos interesse em conhecer. Não tem minivans indo até Sossuvlei, por exemplo.

Nós sempre procuramos viajar utilizando transporte público, mas aqui não teve jeito 😔

➡️  CONFIRA: Namíbia, dicas práticas para a sua viagem!

5 – Viajar pela Namíbia de carona

Se tempo não for o seu problema, aqui está uma boa opção.

A princípio nós achamos que viajar de carona pela Namíbia era algo difícil de se imaginar, por isso nós nem tentamos. Mas depois de conhecermos o Rafael, um brasileiro que está viajando pela África fazendo trabalho voluntário, nós descobrimos que é possível sim!

O Rafael viajou por toda a Namíbia de carona. A estratégia dele era ficar nos “hostels” e fazer amizade com outros viajantes. E assim ele conseguiu carona para as mais diversas regiões do país e, foi assim que nós o conhecemos em Sossusvlei.

viajar pela Namíbia

Nós, o Uva, o Rafa e o livro do Guilherme Canever

6 – Viajar pela Namíbia com um motorista

Algumas pessoas na Namíbia se oferecem para viajar com você pelo país em seu próprio veículo, servindo como motorista e guia. Essa foi a opção do nosso amigo Marthon, do blog Quero Mochilar. Ele pagou aproximadamente USD 90,00 por dia contratando os serviços do Jonas.

A princípio o Jonas se ofereceu como guia, mas de acordo com o Marthon ele foi mais um motorista mesmo, pois não sabia dar muitas explicações sobre os lugares. A vantagem é que com um motorista você não tem a tensão de dirigir pela mão inglesa (do lado esquerdo) por estradas nem sempre muito boas. O contato do Jonas é o +264 812863631.

7 – Viajar pela Namíbia de trem

Geralmente os trens da Namíbia atendem melhor ao serviço de frete do que aos viajantes em geral. O serviço ferroviário de passageiros é feito pela empresa Starline, e é administrado pela TransNamib (não encontramos o site oficial na internet).

Viajar de trem pelo país é para quem não tem pressa, pois a maioria segue muito devagar e param pelo caminho inúmeras vezes. E com exceção das rotas de Keetmanshoop para Upington e Otjiwarongo para Tsumeb, todas as viagens de trem são durante a noite. O que significa que não tem como aproveitar a vista. Mas o lado positivo é que permite que os viajantes tenham uma noite de sono durante o trânsito, economizando custos de acomodação.

Mas você também pode viajar em um trem de luxo entre as cidades de Windhoek e Swakopmund. E há também uma jornada de 7 dias até o Etosha, com paradas pelo caminho. A empresa que oferece esse serviço em trens de luxo é a Desert Express.

Como nós fizemos

Nós alugamos o “Uva” esse Peugeot 107 aí da foto. Viajamos com o mini carro por 15 dias e sobrevivemos. A única questão é que, para percorrer as estradas da Namíbia com o Uva, nós tivemos que desviar de algumas estradas que somente eram acessíveis com um 4×4 ou um veículo mais alto. Esse fator fez com que nosso roteiro não ficasse muito prático, logisticamente falando.

➡️  Veja aqui o roteiro completo de 15 dias que nós fizemos pelo país.

O ponto positivo foi que, alugando o Uva, que também consumia menos combustível (tão pequeno e tão econômico), fez com que nós reduzíssemos 70% as nossas despesas com transporte (comparando com o valor de locação de um 4×4). Mas foi um desafio e tanto. Nem tudo foram flores, muito pelo contrário: atolamos, tivemos um pneu estourado, o motor super-aqueceu no meio do Etosha, enfim… Algumas economias podem acabar não valendo a pena, especialmente se tiver pouco tempo para lidar com os imprevistos que inevitavelmente irão surgir pelo caminho.

Quanto Custou

Nós pagamos NAD 350,00 ou USD 25,00 por dia na locação do Peugeot 107, o Uva. E o melhor de tudo: com km livre, cobertura total de seguro (com exceção dos pneus e vidros) e sem nenhum pagamento de franquia em caso de sinistro.

➡️  Clique aqui para ver o post que fizemos sobre o processo de locação do carro para viajar pela Namíbia, incluindo uma tabela comparativa de preços!

Resumindo

O país que mais nos desafiava foi, até agora, o país que mais nos surpreendeu. Passamos alguns bons perrengues com o carro alugado, mas isso acabou nos rendendo boas histórias. Mas vale a reflexão, será que se estivéssemos em uma viagem de férias, com dias contados, nós não teríamos perdido parte da diversão por conta dos problemas com o carro pequeno? Com certeza sim! De repente um 4×4 teria nos livrado de todos os perrengues.

Então esse é um ponto a ser levado em consideração na hora de escolher o meio de transporte para desbravar a Namíbia.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para a Namíbia. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro. Aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. E utilizando nosso código: CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Ainda hoje poucas informações sobre Namíbia estão disponíveis na internet. Por isso escrevemos essa sequência de posts sobre as nossas andanças pelo país. Esperamos que nossos relatos possam ajudar outros viajantes 😊

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

6 Comentários

  1. Boa noite. Parabéns pela página bem elaborada. Tenho uma pergunta em relação ao seguro viagem que não consigo encontrar em nenhum site. Como fazer ligações a cobrar da Namibia para as centrais de seguro. Eu tinha pego a dica de vcs para o seguro e na hora de fechar com a Assist Card, vi que não tinha um 0800 direto da Namibia, nem nas opções de multiplos países. Fico imaginando como faria para entrar em contato em uma emergencia. Amanhã, dia 02 de janeiro partiremos para nossa aventura que tem um pouco do toque de vcs.

    • Olá Frank, tudo bem?
      Eu usei o seguro na Namíbia quando por lá estivemos, mas para ser sincera não me lembro de eles tinham um 0800 para ligar de lá.
      Mas olha, isso não é mais um problema, viu? Agora descobrimos que dá para fazer ligações telefônicas pelo Skype pagando míseros centavos. Basta colocar créditos no Skype. É assim que nós ligamos para tudo quanto é número pagando quase nada 😉
      Abração