Casal Wanderlust

Kirstenbosch, o Jardim Botânico de Cape Town

O Kirstenbosch é o jardim botânico da cidade de Cape Town, na África do Sul. Um lugar lindo para passar algumas horas (ou o dia todo) e também uma ótima pedida para os amantes de flores e plantas, para quem curte a natureza, para os que gostam de fazer piqueniques e até para quem gosta de concertos musicais. 

Veja neste post nosso relato sobre o Kirstenbosch, incluindo informações práticas sobre como chegar até lá utilizando transporte público.

Entrada do Kirstenbosch

História

O Kirstenbosch foi estabelecido em 1913 para promover, conservar e exibir a rica e diversificada flora do sul da África. Foi o primeiro jardim botânico do mundo a se dedicar à flora indígena de um país e o primeiro do mundo a ser declarado Patrimônio Mundial da Unesco, em 2004.

70% das flores que você apreciará no Kirstenbosch você só encontrará por aqui! São mais de 7.000 espécies em cultivo, incluindo algumas raras e ameaçadas de extinção. E no Botanical Society Conservatory, uma estufa que tem logo na entrada, você poderá ver algumas espécies de regiões mais áridas da África, assim como o famoso baobá.

E tem ainda uma super novidade: essa passarela que foi recentemente construída sobre as árvores!

A passarela construída sobre as árvores. Uma experiência única!

O Que Ver Por Lá

Nós não entendemos muito (nada mesmo) de botânica, somos apenas apaixonados por belas paisagens e pela natureza em geral.

Nos limitaremos a resumir a parte das explicações técnicas sobre as espécies à estas belas fotos que fizemos por lá. Pode ser? 😁

Obs.: amantes de fotografia vão se amarrar no Kirstenbosch!

Beija-flor

A famosa King Protea (Protea Cynaroides)

Coisa mais linda, não!?

Leve seu lanchinho e faça um piquenique!

Mais proteas! Essa é a Pincushion Protea (Leucospermum Cordifolium)

Um olhar mais de perto na Pincushion Protea

Concertos de Verão no Kirstenbosch

Entre os meses de novembro a abril o Kirstenbosch recebe concertos de jazz, rock e vários outros estilos musicais no chamado Kirstenbosch Summer Concerts.

Os concertos acontecem nessa área aberta, conforme foto abaixo. São tão famosos que os ingressos costumam esgotar super rápido.

Se você estiver planejando uma viagem para Cape Town entre esses meses, não deixe de conferir. Veja informações para os shows de 2018 clicando aqui.

Quando Visitar

Você sempre encontrará flores e plantas interessantes no Kirstenbosch, e toda temporada tem seu charme! No entanto para ver o máximo de flores, o melhor momento para visitar o local é no final do inverno, na primavera ou no início do verão – entre os meses de agosto a novembro.

Média de temperaturas anuais em Cape Town.

Visita Guiada

Você também poderá aproveitar as visitas guiadas gratuitas. Elas partem do Centro de Visitantes (Portão 1) às 10h, 11h e às 14h de segunda a sexta-feira e às 10h aos sábados. Elas também saem do Garden Center (Portão 2) às 11h de segunda a sexta-feira e às 10h aos sábados. Não há visitas guiadas aos domingos.

As visitas guiadas duram em torno de 90 minutos, a depender do tamanho da turma. Nós achamos super bacana, especialmente porque não entendemos nada de plantas e flores e pudemos entender um pouco melhor sobre as espécies acompanhando o tour.

Como Chegar no Kirstenbosch

O Kirstenbosch fica atrás da Table Mountain. Meio na contramão para quem não está com um carro alugado na cidade. Mas é perfeitamente possível chegar até lá utilizando Uber, táxi ou transporte público – através das minivans ou do ônibus Golden Arrow.

E ele também é um ponto de parada do ônibus de turismo hop-on-hop-off, o City Sightseeing Bus.

Como Nós Fizemos

Aqui na África do Sul as minivans, que nós conhecemos como lotações, são chamadas de táxis. E nós fomos até o Kirstenbosch utilizando esse meio de transporte local.

O Bus Rank é o local de onde partem as minivans, e este fica próximo à estação central de Cape Town.

Nós fomos até a estação Adderley do ônibus MyCiti e de lá caminhamos por 5 minutos até o Bus Rank. Nossa intenção inicial era pegar o ônibus Golden Arrow até a estação Mowbray e lá outro ônibus até o Kirstenbosch. Mas desistimos dessa ideia pois os horários do Golden Arrow são muito espaçados.

No Bus Rank nós pegamos uma minivan com destino a Newlands. De lá seguimos caminhando até a entrada do Kirstenboch. Foram aproximadamente 45 minutos de caminhada guiada através do APP Maps.Me, que funciona off-line.

Para voltar nós pretendíamos pegar o Golden Arrow e fazer o caminho contrário: primeiro um ônibus até Mowbray e depois outro até o centro. Mas conseguimos uma carona até Observatory e de lá pegamos outra minivan até Cape Town.

Quanto Custa

💰  Entrada para o Kirstenbosch – ZAR 70,00 por pessoa, ou USD 5,40.

💰  Minivan até Newlands – ZAR 10,00 por pessoa, ou USD 0,75.

💰  Minivan de Observatory até o Centro – ZAR 6,50 por pessoa, ou USD 0,50.

Esperamos que tenha gostado!

✅  Planejando uma viagem para Cape Town? Veja todos os posts que escrevemos sobre a cidade:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta