Casal Wanderlust

Visitando o Cabo da Boa Esperança, em Cape Town

Assim como a Table Mountain, o Cabo da Boa Esperança é uma das atrações imperdíveis para quem estiver em Cape Town ou planejando uma viagem para esta linda cidade da África do Sul.

Isso pode parecer confuso, mas dentro do parque existem duas atrações, dois cabos: o Cabo da Boa Esperança (Cape of Good Hope) e o Cape Point. E nós vamos falar de ambos neste post.

Vista do alto de Cape Point

O Cape Point está dentro do Cape of Good Hope Nature Reserve, que por sua vez faz parte do Table Mountain National Park. Mas calma, a Table Mountain não fica por aqui, esse é apenas o nome do parque que contempla toda essa região que vai desde Signal Hill, passando pela costa da Península do Cabo até chegar aqui. A Table Mountain, grande atração de Cape Town, fica próxima da cidade 😊

Cabo da Boa Esperança

O primeiro navegador a contornar essa ponta do continente africano foi o português Bartolomeu Dias, em 1488. Ele estava em busca de uma nova rota comercial para a Índia.

O ponto mais sudoeste do continente africano recebeu o nome de Cabo das Tormentas por Bartolomeu Dias, devido ao tempo no local que mudava drasticamente de uma hora para outra, podendo ocorrer tempestades a qualquer momento. Quase uma década depois é que Vasco da Gama conseguiu concluir a missão dada a Bartolomeu Dias, chegando até a Índia.

Devido ao grande otimismo que essa nova rota trouxe para Portugal, o rei João II mudou o nome do cabo de Cabo das Tormentas para Cabo da Boa Esperança.

Cabo da Boa Esperança – o ponto mais Sudoeste do continente africano.

Cape Point

Cape Point é onde fica o farol que foi construído para alertar os navegantes quanto a presença de pedras próximas a costa. Porém, ele foi construído em uma área tão alta (a 238 metros de altitude) que ficava encoberto pela neblina por aproximadamente 900 horas por ano! É muita coisa né? Ele acabou sendo desativado e um novo farol foi instalado a 87 metros de altitude.

cabo da boa esperança

Cape Point Lighthouse – Farol de Cape Point

Para chegar até o farol você tem duas opções:

1️⃣Ir caminhando, como nós fizemos, e aproveitar para apreciar a linda paisagem e tirar belas fotos:

Começo da subida

Parada para foto no meio da subida – de tirar o fôlego, não!?

2️⃣Ou você pode subir com o funicular, uma espécie de bondinho. O valor é de ZAR 65,00 ida e volta – USD 4,80. Ou ZAR 50,00 só para subir ou só para descer – USD 3,70.

O funicular

Chegar ao Cape Point é mais tranquilo pois toda a área é bem sinalizada. Basicamente basta entrar no parque e continuar seguindo as placas que indicam “Cape Point”. Talvez você encontre certa dificuldade para encontrar o Cape of Good Hope, mas nada de assustador. Se perguntar a qualquer turista (sempre haverá dezenas deles por lá) logo você será direcionado para o local correto.

Outras Atrações do Parque

A vantagem de ir com um carro alugado, ou de carona com um amigo sul-africano (que foi o que nós fizemos) é poder aproveitar melhor o parque e suas comodidades.

Piscinas Naturais

Nós estivemos por lá no inverno, então não desfrutamos muito das piscinas. Mas era um dia de sol e tinha uma criancinha bem corajosa brincando em uma delas. No verão deve ser muito bacana. Mas vale ressaltar que a água do mar é bem gelada, para os padrões brasileiros.

Piscina natural

Churrasqueiras

Bem próxima a essa piscina da foto acima fica uma área com 22 churrasqueiras onde você poderá aproveitar para fazer um churrasco, ou um “braai”, como eles chamam aqui. E foi exatamente o que nós fizemos.

Nosso “braai” no Cabo da Boa Esperança – tem coisa mais sul-africana que isso?

Natureza

Você pode aproveitar que está em uma reserva natural e admirar as belezas da natureza. O parque é conhecido por ter vários macacos babuínos perambulando por lá. Eles podem ser bastante agressivos, aliás. Mas existem diversos outros bichinhos para você admirar, fotografar e ficar babando.

O Elande – o maior de todos os antílopes

Olhando assim ele nem parece perigoso né? Mas tem caninos maiores que os caninos do leão!!!

Tão elegante!

Paisagens

E tem coisa mais maravilhosa nessa vida do que poder aproveitar essa vista incrível? Uma coisa nós garantimos, para onde quer que você olhar, seus olhos vão se deliciar!

Com sol é bonito!

Quando o tempo fecha CONTINUA bonito!

Quanto Custa

A entrada para o parque custa:

💰  ZAR 135,00 para adultos – USD 10,00

💰  ZAR 70,00 para crianças – USD 5,20

💰  ZAR 140,00 se você estiver de bicicleta – USD 10,45

Como Chegar

O parque fica a 70 km de Cape Town. E existem algumas opções para você chegar até lá.

1️⃣Alugar um carro;

2️⃣Ir com o ônibus de turismo Citysightseeing por ZAR 550,00 ou USD 41,00 incluindo a entrada do parque e uma parada na Boulders Beach para ver pinguins;

3️⃣Ir com a empresa Comoot por ZAR 198,00 ou USD 15,00 – apenas transporte de ida e volta.

Horário de Funcionamento

O parque abre das 06h às 18h entre os meses de Outubro a Março e das 07h às 17h de Abril a Setembro.

Hospedagem

Você sabia que dá para se hospedar dentro do parque? Veja mais opções no site oficial clicando aqui.

Curiosidade

Por ser uma grande atração turística, muitas empresas vendem a ideia de que o encontro dos oceanos Índico e Atlântico acontece aqui, no Cabo da Boa Esperança. Mas a verdade é que os oceanos se encontram em Cape Agulhas, a 257 km deste local.

Cape Agulhas, onde os oceanos Índico e Atlântico se encontram.

Quando visitar

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, em algumas cidades da África do faz frio, e muito.

Veja no gráfico abaixo a média de temperatura anual em Cape Town:

✅  Planejando uma viagem para Cape Town? Veja todos os posts que escrevemos sobre a cidade:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

2 comentários sobre “Visitando o Cabo da Boa Esperança, em Cape Town

Deixe uma resposta