Subindo a Table Mountain pela trilha mais fácil

Existem duas opções para subir até o topo do cartão postal mais famoso de Cape Town, a Table Mountain. Você pode subir de bondinho, o chamado “Cableway”, assim como no Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, ou você pode fazer uma das trilhas que te permite chegar até lá em cima de graça. 

Veja neste post como nós fizemos ☺️

table mountain
Vista do alto da Table Mountain

Onde se hospedar em Cape Town

Durante nossos dias em Cape Town nós nos hospedamos no Cape Town Lodge Hotel. Um hotel super bem localizado, pertinho do V&A Waterfront, com piscina e vista para a Table Mountain. Nós gostamos muito!

Mas caso queira checar outras boas opções de hospedagem, clique AQUI para ver a seleção de hotéis que nós preparamos para você.

Nosso quartão no Cape Town Lodge Hotel

Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é, reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

Trilhas para Subir a Table Mountain

Existem 5 trilhas populares para se chegar até o topo da Table Mountain. São opções desde rotas mais tranquilas, como a Platteklip Gorge, até mais trilas mais pesadas, como a India Venster.

Mas como nós somos meios sedentários (que vergonha) nós escolhemos a trilha Platteklip Gorge, a mais fácil de todas, e a mais demorada também.

Table Mountain – Começo da trilha Platteklip Gorge

Trilha Table Mountain – Como Começar

Para chegar até a base da Table Mountain nós pegamos o ônibus MyCiti (linha 107) e saltamos na estação Kloof Nek. Além disso, nesta parada, caminhando mais um minutinho e atravessando a rua para a sua esquerda, há um ônibus shuttle que te leva até o pé da montanha, e este é de graça.

Mas para chegar até este ponto você também pode ir com o ônibus de turismo Cityseeing, de táxi ou de Uber, que aliás funciona perfeitamente na cidade.

A Trilha Platteklip Gorge

Do lugar onde os ônibus param, logo à direita, já está o início da trilha Platteklip Gorge, e o local é bem fácil de ser encontrado. Mas caso esteja em duvida é só perguntar para qualquer uma das pessoas que trabalham por ali sobre a trilha mais fácil, ou “the easy way to go up” e qualquer um deles te indicará a direção para o local onde a trilha se inicia.

A partir deste ponto você vai subindo paralelamente ao bondinho. E é uma ótima oportunidade para admirá-lo sob outra perspectiva. Porque a trilha é basicamente feita de alguns degraus de pedras e estrada de chão batido.

Table Mountain
Table Mountain – Até a Margarida subiu

A primeira hora caminhando é bem suave. Mas depois desta bifurcação você começa literalmente a subir e o caminho é composto de grandes degraus de pedras.

Table Mountain
Table Mountain – Sinalizações na trilha

Como Saber se Estou na Direção Certa

Esta é a trilha mais fácil e também a mais longa. São quase 3 horas andando em direção ao topo. Por isso em alguns momentos você irá se perguntar se realmente está na direção certa, pois ao invés de subir parecerá que você está andando em linha reta. Mas acredite, você estará na direção correta.

Entretanto, caso você queira se certificar, sempre poderá contar com sinalizações pelo caminho:

table Mountain
Sinalização indicando a trilha Platteklip Gorge e informando que a trilha India Venster pode ser perigosa!

Trilha Table Mountain – Paisagens pelo Caminho

Claro que ao subir com o Cableway lhe renderá uma linda vista da cidade de Cape Town. Mas nada como ir subindo devagar, no seu tempo, e aproveitando este visual.

Table Mountain
Table Mountain – Paisagens
Table Mountain
Table Mountain – Paisagens

A Chegada

Logo na chegada você terá uma intersecção. À esquerda há uma outra trilha para te levar ao ponto mais alto da montanha, são mais uns 40 minutos de caminhada e a vista nem é tão bonita, pois é contra costa. Contudo, à direita tem a trilha que te levará para o ponto da montanha onde há a maior concentração de turistas, paisagens bonitas e também o local onde chega o “cableway”, o bondinho. Além disso, nos dias em que o bondinho estiver operando, também tem um café e uma lojinha de souvenirs.

Obs.: você pode subir pela trilha e descer de bondinho, por exemplo. Contudo, quando nós estivemos por lá o “cableway” não estava funcionando em função do vento. Era um dia lindo de sol mas com um vento forte do caramba!

O Vídeo

Nós fizemos um vídeo mostrando como foi nosso caminho até o topo. Basta clicar no link abaixo.

Vista do Topo da Table Mountain

Table Mountain
Table Mountain – Paisagens
Table Mountain
Table Mountain – Paisagens
Table Mountain – Paisagens

Trilha Table Mountain – O que Levar

  • Boné ou chapéu;
  • Água;
  • Lanchinhos;
  • Protetor solar;
  • Câmera fotográfica;
  • Botas ou tênis apropriados;
  • Camiseta de manga comprida;
  • Jaqueta – especialmente no inverno porque o frio lá em cima é de doer os ossos.

Table Mountain – Cuidados Necessários

  • Evite ir sozinho;
  • Escolha sua rota com cuidado e permaneça nela;
  • Comece cedo, de preferência;
  • Siga as trilhas recomendadas pelo parque;
  • Não pegue atalhos se não souber exatamente onde estes te levarão;
  • Hidrate-se! Principalmente no verão.

Veja mais orientações de segurança no site do parque clicando aqui.

Table Mountain – Quanto Custa para Subir a Trilha

Para subir pela trilha? Nada, nadinha. É de graça! E você ainda poderá encher sua garrafinha em uma das diversas fontes de água pura que encontrará pelo caminho.

Table Mountain
Table Mountain

Table Mountain – Quanto Custa para Subir com o Bondinho

Em janeiro de 2020 o valor para subir e descer de bondinho, ou seja, com o Cableway, era de ZAR 360,00, ou USD 25. Veja mais informações no site oficial clicando aqui.

⚠️  Para esta opção você terá que se programar bastante, visto que o cableway pode parar de funcionar em caso de ventos fortes ou chuva.

Mas caso você queira saber como é, veja o relato da Fernanda, do blog Tá Indo Pra Onde, ela subiu de bondinho e conta como foi a experiência.

Quando Visitar

Nós estivemos em Cape Town no inverno. Tinha sol, mas não fazia calor. Pelo contrário, quase congelamos de frio no alto da montanha.

Contudo, tenha cuidado ao fazer a trilha no verão, já que o sol pode ser bem severo e tornar sua subida bastante difícil. Por isso veja abaixo a média de temperaturas em Cape Town no decorrer dos meses:

Não se esqueça do Seguro Viagem!

Além de ser obrigatório e exigido logo na imigração em diversos países, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Planejando uma viagem para Cape Town? Veja todos os posts que escrevemos sobre a cidade:

Tudo sobre Cape Town

Tudo sobre a Garden Route

Sobre a África do Sul

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

11 Comentários

  1. Que legal! Depois vou add o seu relato lá no meu post tb! Mas acho que eu não conseguiria subir a pé não. Preparo físico é zero!!! hahahaha

  2. Subimos no verão e saímos às 10h . O calor estava insuportável e também gostaria de ressaltar que considero a trilha de um nível difícil . Vimos poucas crianças e as subidas são bem íngremes . Não achei nada tranquilo .
    Uma garrafa grande de água por pessoa é o mínimo que se deve levar ! Fica a dica !

    • Olá Flávia,
      Pois é, no verão é bem complicado mesmo.
      Quando subimos vimos várias crianças na trilha. Inclusive o a Lili do Blog Trilhas e Cantos foi com o filho de 8 anos e gostaram muito.
      Mas cada um tem uma experiência diferente mesmo 😉
      Abração!

  3. Olá td bem?
    Estou indo agora no verão e gostaria de saber se vcs acharam perigosa, com muitos pontos de beira de penhasco.
    Obrigado