Casal Wanderlust

Dica de safári na África do Sul: Addo Elephant Park

É só olhar para o logotipo que escolhemos para as nossas redes sociais para descobrir que nós adoramos elefantes!

Na verdade escolhemos esse símbolo para nossas mídias a partir de uma placa que vimos na estrada em nossa primeira viagem juntos, em Moçambique.

Além do mais, o elefante tem uma simbologia muito bonita, ele representa a saberia em algumas culturas. No hinduísmo, Ganesha (o deus da sabedoria e o removedor de obstáculos) é representado pela figura de um elefante.

Addo

E ele não é a coisa mais linda?

Quando estivemos em Port Elizabeth, no começo de nossa viagem pela Garden Route, não pudemos deixar de visitar o Addo Elephant National Park – o local onde vimos a maior concentração de elefantes até agora!

Como explorar o parque

Você tem 3 opções para explorar o Addo Park.

1 – Fazer um Self-Drive Safári

Foi o que nós fizemos. Nós alugamos um carro, dirigimos até o Addo Park, pegamos um mapa e percorremos 160 km lá dentro, tentando encontrar os bichos. Foi super bacana!

Não há um mapa dizendo onde os bichos costumam ficar – o que é meio óbvio já que se trata de bichinhos selvagens que fazem de suas vidas o que bem entendem e não estão nem aí para os turistas 😆

Mas há pontos de água (como grandes bebedouros artificiais) dentro do parque, e estes sim, são indicados no mapa. O que é ótimo, já que a bicharada em algum momento vai precisar se refrescar, certo? “Ráaa! Pegadinha do Malandro, bichinhos!” – mesmo vocês não estando nem aí pra gente, o parque arrumou um jeito para vermos vocês melhor e mais de pertinho.

Em todos os pontos de água nós vimos elefantes, zebras, búfalos, javalis e até hienas dando um break em seu dia para beber uma aguinha fresca.

Vantagens: no self-drive safári você faz seu próprio percurso, no seu tempo, parando onde quiser e percorrendo os caminhos que achar melhor. É uma aventura seguir o mapa procurando pelos animais!

Desvantagem: por estar por conta própria e sem orientação de alguém do parque você pode andar em círculos em alguns locais e ter mais dificuldade em encontrar alguns animais.

2 – Contratar um Guia do Parque

O acesso ao parque custa USD 20,00 por pessoa. Pagando um valor adicional de USD 16,00 (por veículo com até 5 pessoas) você pode contratar um guia do parque para ir no carro com você durante o safári. Esse valor equivale a um acompanhamento por duas horas.

Vantagem: os guias se comunicam entre si através de rádio dentro do parque. Se um deles avista um animal ele logo avisa os demais. Desta maneira suas chances de ver leões e leopardos podem aumentar.

Desvantagem: mesmo com a orientação e acompanhamento dos guias você pode sair do parque sem avistar muitos bichos. Lembra que eles são selvagens e fazem de suas vidas o que bem querem? Pois é!

Ouvimos relatos de duas pessoas que mesmo acompanhados por um guia do parque não conseguiram ver os felinos. Tudo é uma questão de sorte também.

3 – Contratar o Tour do Parque

O parque também oferecem tours em veículos próprios, normalmente carros abertos e mais altos, específicos para safáris.

As vantagens e desvantagens são as mesmas do tópico acima.

Modelo de veículo utilizado nos safáris

Quais bichos poderei ver no Addo Park?

Além do montão de elefantes você também poderá ver zebras, hienas, macacos, suricatos, javalis, búfalos, diversas espécies de veados, gnus, leões e leopardos.

Elefantes

Zebras

Búfalos

Hienas

Javalis – “Pumbas” 

Diversas espécies de pássaros

Suricatos – quem não adooora o Suricate Seboso?? Olha ele aí!

Diversas espécies de veados

Mais zebras

Uma família de elefantes atravessando a pista

Onde Fica?

O Addo Elephant National Park fica a 30 minutos de Port Elizabeth, dirigindo pela N2.

Quanto Custa?

O acesso ao parque custa USD 20,00 por pessoa, por dia.

Horários de Funcionamento

Nos meses de Outubro a Março o parque abre das 5h30 as 18h30.

Nos meses de Abril a Setembro o parque abre das 6h as 18h.

Infraestrutura do Parque

O parque possui uma área grande para piqueniques, com banheiros e  churrasqueiras. Caso você queira fazer um “braai” (churrasco) é só levar seu carvão, carne e cerveja gelada.

Velocidade Máxima Permitida

A velocidade máxima permitida dentro do Addo Park é de 40 km por hora. E é melhor respeita-la, para a segurança dos bichos e sua – imagine colidir com um bichinho desse tamanho:

Você poder ter mais informações, inclusive sobre hospedagem, clicando aqui para acessar o site oficial do parque.

✅  Planejando uma viagem para a África do Sul? Veja todos os posts que escrevemos sobre o país:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

6 comentários sobre “Dica de safári na África do Sul: Addo Elephant Park

  1. Fran Agnoletto

    Camila,
    Nós também;em pretendemos fazer safari no Addo. Queria um Lodge dentro da área do parque que oferece safari e estou com dificuldade de encontrar. Vc lembra de algum?
    Beijos

  2. Patrícia

    O que você achou da estrada de Port Elizabeth para chegar até o Addo? É segura e tranquila para dirigir? Bem asfaltada, sinalizada?

    1. CASAL WANDERLUST Autor da Postagem

      Oi Patrícia, tudo bem?
      É sim! Estrada muito boa e bem sinalizada. E se preferir, você pode baixar o mapa da África do Sul no Google Maps e chegar até lá utilizando o GPS do aplicativo mesmo sem estar conectada com a internet.
      Beijos

Deixe uma resposta