Casal Wanderlust

Como utilizar o MyCiti, o ônibus de Cape Town

O MyCiti pode ser uma mão na roda para viajantes que pretendem conhecer a cidade de Cape Town gastando pouco.

Uma das heranças da Copa do Mundo de 2010, o MyCiti é um sistema de transporte urbano que liga o centro de Cape Town a diversos bairros. O sistema, que é um BRT (Bus Rapid Transit), teve sua primeira etapa conectando o aeroporto e o estádio da copa ao centro, e expandiu bastante nos últimos anos.

myciti

Como utilizar o MyCiti

Nós usamos o MyCiti diariamente durante o tempo que passamos em Cape Town. A princípio o sistema parece meio confuso, mas não é não. Ele foi tão útil para nós que logo mais faremos um post específico sobre as principais atrações que visitamos com ele. Aguarde!

My Connect Card

O primeiro passo para começar a usar o MyCiti é comprar o cartão para pagamento da passagem, sem o qual você não pode usar o sistema!!!

O Myconnect Card é de uso individual, um para cada usuário, e pode ser adquirido nas estações do MyCiti ou nos diversos pontos de vendas espalhados pela cidade. Clique aqui para ver a relação de pontos de venda do cartão.

⚠️  PRIMEIRA DICA: todo cartão vem com um pin (uma senha para uso) que deve ser fornecido no momento da compra do mesmo. Quando compramos os nossos cartões o atendente esqueceu de nos dar o pin e tivemos que voltar lá depois, foi um rolo. Fique atento!

⚠️  SEGUNDA DICA: ainda que você compre o cartão em um agente autorizado e não nas estações do MyCiti, carregue o cartão somente nas estações e COM PONTOS. Motivo: carregando nas estações e com pontos você ganha descontos no valor da passagem de até 30% – explicaremos melhor mais abaixo.

My Connect Card

➡️  Clique aqui para ver mais.

Tipos de cartão

São 2 os tipos de cartão que você poderá adquirir, a depender de sua necessidade:

1 – Viagem Única – Single Trip Card

O cartão de viagem única é destinado a pessoas que, por qualquer motivo, usarão o sistema uma única vez. E é dividido em dois tipos: o que inclui o aeroporto e outro que não inclui.

  • Sem o Aeroporto: Este cartão custa ZAR 30,00 ou USD 2,27 e permite que você faça uma única viagem, fazendo baldeação nas estações ou pegando um ônibus após o outro – desde que em até 45 m depois de ter deixado o primeiro ônibus.
  • Incluindo o aeroporto: Este cartão custa ZAR 100,00 ou USD 7,57 e funciona exatamente igual ao anterior. A única diferença é que você pode ir para o aeroporto com ele.

2 – Myconnect Card

Este cartão custa ZAR 30,00 ou USD 2,25 (valor somente do cartão, não vem com créditos) e pode ser recarregado e utilizado quantas vezes quiser, de acordo com sua necessidade. Destinado aos usuários frequentes do sistema, oferece uma série de pacotes para recarga, conforme abaixo:

  • Carregar o cartão de acordo sua necessidade;
  • Comprar o pacote de 1, 3 ou 7 dias de uso fora do horário de pico. Você pode usar o transporte quantas vezes quiser, de acordo com o número de dias comprado, exceto durante os horários de pico que são de segunda a sexta entre as 6h45m e 8h e entre as 16h15m e 17h30m.

          OPT1: ZAR 39,00 (ZAR 118,00 incluindo o aeroporto)
          OPT3: ZAR 110,00  (ZAR 211,00 incluindo o aeroporto)
          OPT7: ZAR 206,00 (ZAR 291,00 incluindo o aeroporto)

  • Comprar o pacote de 1, 3 ou 7 dias para utilizar em qualquer horário. Funciona igual ao item anterior, só que com esse pacote você pode usar o sistema a qualquer hora, sem se preocupar com o horário de pico.

          OPT1: ZAR 94,00 (ZAR162,00 incluindo o aeroporto)
          OPT2: ZAR 234,00 (ZAR 302,00 incluindo o aeroporto)
          OPT3: ZAR 514,00 (ZAR 582,00 incluindo o aeroporto)

  • Comprar o pacote Mensal. O pacote mensal permite que você use o sistema quantas vezes quiser em qualquer horário no mês e custa ZAR 780,00 ou USD 59,00.

Como Usar o Cartão

Todos os ônibus e estações possuem validadores onde você deve apresentar o cartão tanto na entrada quanto na saída. Na entrada será cobrado o valor base e na saída será cobrado o valor complementar de acordo com a distância percorrida, horário e tipo de carga usada, crédito ou pontos.

Validadores nos ônibus

Valores a Pagar

Como começamos a explicar no tópico anterior, o valor da passagem varia de acordo com três aspectos, caso você não tenha adquirido um pacote:

Distância Percorrida

O sistema funciona com valores diferentes para distâncias diferentes. Por isso você deve apresentar o cartão no leitor tanto na entrada quanto na saída do ônibus ou dos terminais. Será debitado o valor base da tarifa na entrada e o valor residual, se aplicável, na saída. De acordo com a distância percorrida.

Horário de Uso

Durante os horários de pico, de segunda a sexta entre as 6h45m e 8h e entre as 16h15m e 17h30m, o valor pago pelo transporte é maior. Fora desse horário a tarifa é reduzida.

Clique no link abaixo para baixar a tabela de preços em alta resolução

➡️  Clique aqui para baixar a tabela de preços em alta resolução.

Local e Tipo de Recarga

Você pode carregar o seu cartão Myconnect com dinheiro ou com pontos. A vantagem de carregar com dinheiro é que você pode utilizar o cartão como se fosse um cartão de débito e fazer compras de até ZAR 200,00 em algumas lojas credenciadas. Mas carregando com pontos você tem descontos nos valores da passagem.

Sistema para recarga dos cartões

Você pode carregar o cartão com dinheiro tantos nos pontos autorizados de venda quanto nas estações do Myciti. Ou, você pode carregar o cartão com PONTOS (1 rand = 1 ponto) e ganhar até 30% de desconto no valor da passagem. Não é possível usar o cartão para compras nesta opção e você somente consegue carregar com pontos nas estações do Myciti. Para nós, essa é a melhor alternativa!

Clique no link abaixo para baixar a tabela de preços em alta resolução

➡️  Clique aqui para baixar a tabela de preços em alta resolução.

Como o sistema é integrado, você pode fazer baldeações dentro das estações, passando de um ônibus para outro, ou pegar um outro ônibus em até 45 minutos depois de ter registrado sua saída no primeiro sem pagar nada a mais por isso. Contudo, lembre-se que como as tarifas variam de acordo com a distância percorrida, talvez seja necessário pagar um valor residual na sua última saída.

Como Consultar o Saldo do MyCiti

Em praticamente todas as estações do MyCiti você encontrará estas máquinas, vide foto abaixo. É só aproximar o seu cartão e ela lhe dará o saldo atualizado.

Consultando saldo MyCiti

Cobertura

Atualmente o sistema possui mais de 35 linhas e possibilita chegar a destinos turísticos como o Waterfront, Green Point, Camps Bay, entre outros. Veja aqui este outro post somente sobre como conhecer Cape Town usando o MyCiti para saber mais sobre onde ir usando este serviço de transporte público.

➡️  Clique aqui para baixar o guia completo incluindo os mapas e horários do MyCiti.

✅  Planejando uma viagem para Cape Town? Veja todos os posts que escrevemos sobre a cidade:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta