Casal Wanderlust

Cape Town: Muizenberg e Boulders Beach, de Trem

O trem de Cape Town, o Metrorail, não é dos melhores do mundo, mas pode ser uma mão na roda para quem quiser conhecer lugares mais afastados da cidade sem ter que alugar um carro, pegar um táxi ou um Uber – que para longas distâncias pode sair caro.

Nós conhecemos praticamente a cidade toda utilizando o ônibus MyCiti. Mas como o ônibus não conta com paradas próximas a essas duas praias, especificamente, nós fomos até elas de trem.

Muizenberg

As casinhas coloridas de Muizenberg

Na estação central de Cape Town nós compramos um bilhete válido por um dia com destino a Simon’s Town, o “Tourist Day Pass“. E com ele nós conhecemos as praias de Muizenberg e a Boulders Beach, a praia dos pinguins.

Estação Muizenberg Beach

Nossa primeira parada foi em Muizenberg, a famosa praia das casinhas coloridas. O ponto do trem é ao lado da praia. E ao desembarcar você já estará com os pés na areia.

🚂 💨 A viagem da estação central até aqui durou 1h20m.

Muizenberg

Muizenberg é uma praia boa para surf e possui uma das orlas mais bonitas da Península do Cabo. Não sabemos dizer se é boa para banho porque estivemos por lá no inverno e tava um friozão danado. E mesmo no verão o mar deve ser bem gelado para nossos padrões.

Só sei que vimos várias pessoas tendo aulas de surf, e confesso que deu a maior vontade de aprender. De novo, já que em Jeffreys Bay passamos essa vontade também.

São 20 km de praia, que vão desde False Bay até Strand. Mas o bacana mesmo é o contraste do marzão azul de fundo com as essas casinhas coloridas.

Em um primeiro momento nós achamos que as casinhas eram uma espécie de hospedaria, mas ao chegarmos mais perto percebemos que na verdade são pequenos quartinhos, onde os banhistas podem trocar de roupa e guardar seus pertences. São um charme! Não são?

Muizenberg

Quanto Custa

A entrada para a praia é gratuita!

Estação Simon’s Town – Boulders Beach

Os habitantes mais fofos de Cape Town moram na Boulders Beach, que fica a 20 minutos de caminhada da estação de trem de Simon’s Town.

Aliás, você sabia que na África do Sul tem pinguins? Pois é! Tem um montão deles. E um dos locais onde você poderá ver os pinguins africanos é aqui, na Boulders Beach.

🚂 💨  A viagem de Muizenberg até Simon’s Town durou cerca de 30 minutos.

Os pinguins de Boulders Beach

A colônia de Boulders Beach foi criada em 1982 por um casalzinho de pinguins apaixonados que chegou até ali, construiu sua família que aos poucos foi crescendo. A população de pinguins logo chegou a 3.000. Porém, de alguns anos para cá o número vem caindo. Dentre outros motivos estão o derramamento de óleo na costa e a diminuição do número de peixes (base de sua alimentação) devido a pesca predatória.

Quanto Custa

Para entrar na reserva e ver os pinguins você pagará ZAR 70,00 ou USD 5,35. Mas tem uma parte que é gratuita. Uma espécie de passarela onde você ainda conseguirá ver as famílias reunidas, especialmente no fim do dia.

Mas a parte bacana da cobrança do valor de entrada é que o $$ é revertido para a proteção dos bichinhos. E isso também coloca ordem no local, evitando que pessoas fiquem tirando selfies com eles. Aliás, paus de selfie são proibidos! Só humanos gostam disso, os pinguins não!

Curiosidades Sobre os Pinguins Africanos

  1. A Boulders Beach é um dos únicos lugares do mundo onde você poderá nadar com os pinguins;
  2. Os pinguins africanos ganharam o apelido de “Jackass Penguins”, ou pinguins burros, em português. O apelido foi dado graças ao som que eles fazem que parece o som de um burro, ou jumento. E é igualzinho mesmo 😆
  3. Eles podem nadar a até 20 km por hora quando caçam, mas em média sua velocidade é de 7 km por hora;
  4. Eles são baixinhos (o que os torna mais fofos), são apenas 60 cm de altura;
  5. A expectativa de vida deles é de 10 anos;
  6. Os pinguins são super fiéis! Eles escolhem um parceiro e ficam com este até o fim de suas vidas. E se o parceiro morrer, o outro continua sozinho. Ownnn, que belezinha ❤️

 

Como é a Viagem de Trem

O trem normalmente vai beeeem devagarinho. Mas não se estresse, lembre-se que você está de férias e vá admirando a paisagem. Especialmente entre as estações Muizenberg e Simon’s Town.

vista do trem de cape town

Vista da janela do trem

Nós viajamos fora do horário de pico e tivemos o vagão quase que exclusivamente para nós. O que não é algo tão maravilhoso assim, falaremos mais abaixo sobre a segurança no trem aqui em Cape Town.

trem de cape town

Vagão vazio às 15h de uma segunda-feira de agosto

Quanto custa

Você pode comprar bilhetes na primeira ou terceira classes. A diferença é que na primeira classe as poltronas são estofadas e na terceira é como nesta foto acima. O valor médio para uma corrida é de ZAR 10,50 que equivale a USD 0,81.

Nós compramos o bilhete “Tourist Day Pass” até a estação de Simon’s Town, que nos permitiu ir descendo nas estações pelo caminho e voltando, quantas vezes quiséssemos. Nós pagamos ZAR 35,00 que equivale a USD 2,60.

É um passeio para um dia todo, para quem tiver um tempinho de sobra aqui em Cape Town.

Segurança no Trem de Cape Town

Achamos tanto o trem quanto as estações bastante tranquilos. Mas para evitar problemas são necessários alguns cuidados:

  • Evite levar a sua mochila – de preferência ande com seus pertences (dinheiro, cartões e celular) dentro de um porta dólar, aqueles que vão dentro da roupa;
  • Não ostente o celular – às vezes a gente quer viajar ouvindo uma música para relaxar, mas nesse caso, não chame atenção desnecessariamente;
  • Fique sempre atento ao que acontece ao seu redor;
  • Escolha um vagão não tão vazio;
  • Evite utilizar o trem a noite!

Nós passamos quase dois meses em Cape Town e não tivemos nenhum problema relacionado a segurança. Nem no trem, nem nos demais transportes públicos, nem na cidade em geral. Porém, conhecemos duas meninas, uma alemã e uma dinamarquesa, que foram assaltadas no trem, na primeira classe.

Uma delas viajava sozinha, às 14h de um dia de semana normal, quando dois caras portando uma faca lhe roubaram o celular. E no outro caso, a garota estava acompanhada de um amigo sul-africano quando quatro caras armados (com revólveres) roubaram a mochila dos dois. Ambos os casos aconteceram na primeira classe, onde você paga mais caro pelo bilhete.

Nós sempre utilizamos a terceira classe. Não sabemos dizer se a terceira classe chama menos atenção, ou se é pelo fato de ter mais pessoas viajando nesta condição, ou se simplesmente tivemos sorte mesmo. Mas graças a Deus nunca nos aconteceu nada. Em todo caso, fica aqui o nosso alerta.

Se quiser ver mais sobre o Metrorail, o trem de Cape Town, basta clicar aqui para acessar o site oficial.

✅  Planejando uma viagem para Cape Town? Veja todos os posts que escrevemos sobre a cidade:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

2 comentários sobre “Cape Town: Muizenberg e Boulders Beach, de Trem

Deixe uma resposta