Casal Wanderlust

Cango Caves, uma atração imperdível na África do Sul

Veja neste post uma das atrações imperdíveis para quem estiver viajando pela África do Sul, a Cango Caves, em Oudtshoorn.

Cango Caves

Embora Oudtshoorn não seja uma das cidades oficiais da Garden Route, ela sempre está no roteiro daqueles que viajam por esta famosa rota aqui da África do Sul. E foi só chegarmos lá para que nós pudéssemos entender a origem de sua fama.

Cango Caves

A 30 km de Oudtshoorn está a maior atração da região, a Cango Caves. Um complexo formado por túneis e grandes câmaras com aproximadamente 4 km de extensão, sendo que algumas passagens tem somente 40 cm de altura, onde é necessário arrastar-se para conseguir passar por elas.

Habitada a mais de 80.000 anos atras pelos San, um dos primeiros grupos a habitar a África do Sul, e redescoberta pelos descendentes de holandeses em 1780. Acredita-se que a caverna começou a ser formada há mais de 20 milhões de anos e conta com algumas estalagmites e estalactites com mais de 3 milhões de anos 😵

Como Explorar a Caverna

Atualmente é possível fazer dois tipos de visitação. O circuito tradicional que tem duração de aproximadamente 1h e permite andar pelo primeiro quilômetro da caverna. E, para os mais corajosos, é possível fazer o Adventure Tour, com duração de 1h30m, e atravessando passagens com 60 cm e 40 cm de altura.

Heritage Tour – o Tour Tradicional

Digamos que é o tour básico e educativo. Tem duração de 1h e acompanhamento de um guia que vai explicando a história do local, enquanto você segue caminhando pelo primeiro quilômetro da caverna. O acesso é fácil, tinha até uma senhorinha bem idosa no nosso grupo.

Em alguns momentos do tour o guia apaga as luzes, para nos dar uma noção da completa escuridão que há dentro das cavernas. Motivo este que fez com que o San People nunca tenha conseguido explorá-la durante o tempo de sua ocupação.

Uma das galerias da Cango Caves

Em outra parte do nosso tour a nossa guia, que tinha uma belíssima voz, cantou uma música para nos mostrar como a acústica dentro da caverna é perfeita! Inclusive, durante um tempo, alguns concertos musicais eram realizados por ali. Mas graças ao comportamento inadequado de pessoas que quebravam partes das estalagmites e estalactites para levar pra casa como lembrança, os concertos foram proibidos. Uma pena.

Adventure Tour

Para os aventureiros de plantão, a Cango Caves oferece uma ótima opção, o Adventure Tour.

O ponto de partida é o mesmo do tour normal, porém no adventure tour o guia não vai explicando a história das cavernas (o que é uma pena). O tour tem duração de 1h30 e possui muitos desafios.

cango caves

Tamanho real de uma das passagens do adventure tour

Essa foto meio tremida acima é só para mostrar o tamanho real de uma das passagens do adventure tour. Em alguns pontos você precisará rastejar, já que a altura da passagem é de apenas 27 cm – se tiver uma régua aí por perto pegue-a e tenha noção de como deve ser.

⚠️  Nem precisamos dizer que está opção não é recomendada para quem sofre de claustrofobia.

Nós fizemos o tour normal pois além das explicações nós queríamos tirar algumas fotos dentro das cavernas. E no adventure tour não poderíamos levar a câmera, somente um celular ou uma câmera menor.

cango caves

Quanto custa

O Heritage Tour custa ZAR 165,00, que equivalem a USD 12,50.

O Adventure Tour custa ZAR 110,00, que equivale a USD 8,20.

O local opera todos os dias das 9h as 16h.

Como chegar

Nós viajamos pela Garden Route com um carro alugado. Mas é possível contratar um tour para visitar a Cango Caves de diversas cidades, inclusive de Cape Town.

Quando visitar

Nós fomos no inverno, no mês de julho, e estava tudo muito tranquilo. Porém, no verão é a alta temporada e tudo é muito diferente. São milhares de pessoas por dia.

Por essa razão, caso esteja planejando visitar as cavernas no verão (Dez/Jan/Fev) tente reservar os tickets com antecedência. Acesse o site oficial clicando aqui.

Oudtshoorn

A cidade dos avestruzes!

Tá olhando o quê? rs

O nome da cidade foi dado em homenagem ao barão Pieter van Rheede van Oudtshoorn, que morreu em 1773 quando estava a caminho de Cape Town para assumir o cargo de governador, sucedendo Ryk Tulbagh.

A cidade é conhecida como a cidade dos avestruzes pois entre os anos de 1875 e 1880 o mercado de penas era muito popular na Europa. O que fez com que muitos fazendeiros ganhassem uma boa grana pois as penas eram vendidas a preços exorbitantes! Atualmente, com o declínio do mercado das penas, a cidade sobrevive da comercialização da carne e dos ovos desses bichinhos. Há diversas fazendas que oferecem safáris e até mesmo passeios montando os avestruzes. Nós nem passamos perto delas!

Veja outras cidades e atrações que visitamos em nossa viagem pela Garden Route:

O que fazer em Jeffreys Bay, a cidade do surf.

O que fazer em Plettenberg, a baía formosa da Garden Route

O que fazer em Knysna, a linda cidade da Garden Route

O que fazer em Mossel Bay, na Garden Route

Roteiro de 8 dias pela Garden Route

Tudo o que você precisa saber antes de viajar para a África do Sul

14 comentários sobre “Cango Caves, uma atração imperdível na África do Sul

  1. nicole tiktin

    que lugar incrívell, já fiquei imaginando um conserto dentro da caverna, ai li do que o ser humano é capaz e me deu uma raaaiva! pelo amooor, como é possível alguém roubar um pedacinho da caverna?! sem mais revoltas hahaha… adorei o post e a dica desse lugar

  2. Quero Mochilar

    Vou fazer tudo isso em breve!!!
    Estas fotos aumentaram a minha ansiedade!!
    Que chegue logo Sábado…

  3. Rayane Azevedo

    Nunquinha farei o tour adventure! Nunca mesmo! Só de pensar em 27 cm, meu coração acelera. Tá doido! hahaha
    Mais um lugar lindo que conheci através de vocês! Eita vontade de pegar a mala e fazer igual vocês.
    Beijão!

    1. CASAL WANDERLUST Autor da Postagem

      Eu acho que eu nem caberia nessa parte do túnel…hahaha. Nem de lado, nem murchando a barriga ao máximo! Aliás, a guia comentou que pessoas já ficaram presas! Já pensou?

      Veeem Ray!!!

  4. Michele Martins

    Achei que o adventure tour sería mais caro, já tinha pensado que essa seria a desculpa ideal pra fazer o Heritage… heheheh
    Vou ter que convencer o Renan com as fotos mesmo, deixar bem claro que no Adventure não vai rolar fotos lindas como a de vocês ☺☺

  5. Mariliza Domingos

    Acheii maravilhosa a caverna, mas esse é um tour que não faria rs, só de pensar em passar arrastando, já me dá agonia haha.. somente para os fortes mesmo. Adorei conhecer beijos

  6. Thiago Carvalho

    Nossa que fantástico. Essas informações históricas nos fazem sentir tão pequenos diante da história do mundo né? Paisagens tão belas estão ali há tantos milhões de anos… Parabéns pela ótima dica! Adorei.

Deixe uma resposta